segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ensaio Sobre a CEGUEIRA


Oi gente, esse domingo (25/01) assisti o filme Ensaio Sobre a Cegueira, fazia tempo que queria vê-lo, desde quando foi lançado no cinema, mas enfim, só ontem tive a oportunidade. Já haviamos lido o livro e, como sempre, preferimos o livro, mas mesmo assim também gostei muito do filme.
Dando uma pesquisada aqui na net vi que Fernando Meirelles não deu muita sorte, já que foi muito criticado. Eu achei, sinceramente, que os críticos foram muito frios e receberam muito mal o filme. Quantas vezes vamos ao cinema para assistir aquele velho besteirol americano, aquelas mesmas comédias românticas de sempre... Poxa, com certeza vale a pena assistir ao filme, uma história diferente, com um ponto de vista diferente, exibido com ótimas imagens.
Saramago recusou por vezes que seu livro fosse adaptado para o cinema, justificava isso dizendo que "o cinema destrói a imaginação". O que não deixa de ser verdade! rs
Para quem ainda não assistiu e nem leu o livro indico os dois.
A narração é sobre uma 'cegueira branca' que toma conta de uma cidade, o primeiro caso acontece com um jovem dentro de um carro, quando ele para num sinal vermelho, mas isso logo se espalha por toda cidade.
Os primeiros infectados vão para uma quarentena, onde ficam isolados de todos, com o passar do tempo esse número vai aumentando e o governo já não dá a assistência necessária. Com isso, a degradação humana fica mais próxima e civilização já é uma palavra quase que desconhecida, pois essas pessoas se aproximam das necessidades mais básicas do ser humano. E apenas uma mulher ainda consegue enxergar. Mas, na situação que ela se encontra será que isso é uma dádiva?
Um filme sem dúvida nenhuma forte, já que veio da obra que veio.
Mas, enfim, só vim aqui para deixar essa dica e não para estragar o filme contando-o!!! rs
Deixo aqui uma frase que está na contra capa do livro: 'Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara', e um ditado popular já muito conhecido: 'O pior cego é aquele que não quer ver'.

Adoraria fazer uma discussão sobre os dois através dos comentários, não sei até onde devo escrever para não contar a história toda, mas acho que ambos levanta discussões interessantíssimas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em parte com Saramago, realmente um livro sempre aguça a imaginação,faz com que agente fantasie.
Mas nos dias de hj, onde a era digital domina , acho importante que uma obra tão boa como essa, também esteja acessível em DVD,o importante é que a informação e a beleza da historia seja passada, independente da forma.
ok

Poluição disse...

Poh Maiara, concordo plenamente c vc. É importante que uma obra como essa esteja disponível em várias formas. Mas, é válido lembrar a importância do livro, nos dias de hj ele é muito desprezado, é sempre deixado de lado. E a leitura deveria ser um hábito, sou super a favor dos livros! rs